terça-feira, 27 de maio de 2008

NÃO SE ESQUEÇA DA SUA MEMÓRIA

Artigo publicado em «Revista Saúde Actual»

Aproxima-se o momento em que o esforço do trabalho cansou o cérebro ao longo de um ano.
Também é neste período que muitos estudantes terão dores de barriga pelo tempo que não gastaram com dores de cabeça. Se algumas tiveram foi abanarem o capacete em noites perdidas, cheias de álcool e outras drogas bem piores.
O rendimento mental exigido nesta época do ano, tanto para os primeiros, bem como dos segundos, terá que ser ampliado.
Creio que neste mês, falar no tema da mente, sua conservação e melhoria, poderá contribuir para o bem-estar de cada um e da sociedade.
Apesar de muitos estudiosos fazerem grande distinção entre memória e inteligência, na minha modesta opinião, a segunda é resultante da primeira.
As tendências individuais das múltiplas áreas da civilização são o reflexo de aprendizagem dos primeiros anos de vida. Quando dizemos que um profissional é muito inteligente, esquecemo-nos do saber que ele adquiriu naquela área, superando por esse facto os demais. Até um atleta para ser um campeão tem que treinar horas afim, memorizando pormenores que o vai distinguir dos outros. Registos, quer ao nível do cérebro, bem como nas células dos músculos, articulam-se em perfeita harmonia, para fazerem a diferença na hora da verdade. Será a capacidade maior ou menor de reter conhecimento que poderá fazer a diferença. O importante para o êxito, não é aprender muito, mas sim esquecer pouco.
A capacidade humana em adquirir informação ultrapassa qualquer outro animal, dando origem também a outra faculdade ímpar, a de inter ajuda que se cultiva e aprende.
É interessante observar que uma criança, nos primeiros tempos de vida não a utiliza. Algum tempo depois, e logo que a memoriza não hesita em a usar. Rapidamente percebe que com o auxílio do seu semelhante aumenta o saber e consegue chegar a objectivos que sozinho lhe seria impossível. Tal prática desenvolve até ao fim da sua existência.
Como poderíamos explicar, se não fosse determinante, a aprendizagem no início da vida? A título de exemplo, como é possível um escritor ou orador com a sua grande capacidade de expressão, ser uma catástrofe em ortografia e sintaxe e um expert nestas áreas ter tremenda dificuldade de comunicação. Para mim, tais factos mais não são que memorizações absolutamente diferentes.
Uma vez mais vejo-me obrigado a dizer que só o facto da nossa memória superar todos os animais, temos que ser um mamífero muito antigo à superfície da terra, e não, de modo algum, dos últimos da cadeia de evolução. Para esta se dar, foi necessário tempo.
Já que estamos a falar de conhecimento, aqui fica um alerta para a saúde colectiva. Muito do que sabemos actualmente está registado em sistemas que só podem ser lidos por equipamentos e que no futuro deixarão de existir por sua substituição. Atenção, vamos ficar sem acesso à consulta do muito que está expresso, e não vão ser necessárias várias gerações.
Não é difícil perceber que a história da humanidade tem sido contada pelas inscrições nas lajes. Se num tempo não muito distante não quisermos ter cabeça de pedra, julgo que é urgente fazerem-se museus, gravando nesta o saber actual. O aço inox poderá ser uma alternativa mais acessível. Pretérito e futuro nada serão sem a nossa lucidez presente. Para esta se dar harmonicamente, a qualidade e quantidade de sangue que chega às nossas células cerebrais é imprescindível. Não é por acaso que Alzheimar, que na sua fase inicial é o reflexo da deficiência de irrigação, abre caminho para uma diminuição acentuada da massa cerebral.
Tratar do colesterol, triglicéridos e glicose é fundamental. Temos que evitar por todos os meios que carótidas, veias jugulares, bem como a micro circulação cerebral tenham obstruções.
Todos nós, podemos verificar se o nosso cérebro tem deficiência de irrigação ou se caminha para tal. Para o saber basta observar ao espelho com a ajuda de uma lupa a parte superior da íris. Se esta estiver esbranquiçada, o recorte e volume superior não forem perfeitos, algo está mal com a chegada do sangue às células do cérebro. Na primeira apenas é irrigação, a segunda é o início que conduzirá à terceira e, sem dúvida alguma, esta reflecte a perda de massa encefálica.
A minha experiência profissional, permite-me concluir que mais de oitenta por cento das patologias cerebrais são consequência da continuada deficiência de irrigação.
A toma persistente de alho evita e trata a formação de trombos.
Pode fazê-lo por via de cápsulas do óleo, mas de rebentamento no intestino para que o seu hálito não perturbe os que o rodeiam, ofuscando-lhes o pensamento.
O colesterol pode ser bastante minimizado com óleos gordos de peixe e onagra, ricos em ómega 3,6 e 9. Gengibre e alcachofra também dão uma boa ajuda. Melhora muito a micro circulação com tomas regulares de ginkgo biloba, alecrim, castanha da índia e videira vermelha. Se juntar a estes a arruda, os seus vasos tornam-se mais flexíveis correndo menos riscos de tromboses.
Ao fazer esta terapia ou manutenção muito do cansaço mental irá diminuir significativamente, bem como incómodos zumbidos de cabeça próximos dos ouvidos que alguns passam anos sem solução.
Se sonha pouco ou não se lembra que o faz, então tem realmente falta de memória e imperfeita ligação dos seus neurónios. Há um composto no mercado, excelente e de origem espanhola. Por questões de ética não vou mencioná-lo, poderá contactar-me que indicá-lo-ei. Nesta patologia o fósforo é muito importante.
A melhor altura para dormir situa-se entre as vinte e duas horas e as duas da manhã. Um sono seguido e não turbulento é indispensável para recuperar, não só fisicamente, bem como ao nível mental. Insónias podem minimizar-se com exercício físico ou um banho quente ao deitar. Não esteja na cama com frio, pois para adormecer o seu corpo tem que elevar a temperatura. Pode aumentar esta com uma infusão quente de flores de sabugueiro, se pretender adoce com mel.
Propriedades calmantes e hipnóticas podem ser encontradas para todos, nas infusões de alface e valeriana. Se é do grupo sanguíneo O, use a tília. Para o A, camomila e macela. A passiflora só pode ser tomada pelo B e AB. A troca destas tisanas pode produzir um choque anafiláctico.
O uso do triptofano desde que não exagere é um bom indutor de sono e melhora a serotonina. A falta de repouso e desta última substância abre o apetite, sendo muito prejudicial aos obesos.
Pode potenciar as suas células pensadoras com o recurso comedido e alternado de lecitina, ácido glutâmico, colina, inositol, taurina e ácido fólico. As vitaminas B1,2,3,6 e 12 são uma boa ajuda. A geleia real, eleuterococos, maca tubero aumentam-lhe a capacidade de raciocínio. O ginseng nesta área é benéfico para todos, mas atenção aos grupo zero um aumento de pressão arterial pode ocorrer.
Coma mirtilo, abacaxi, beterraba e agrião. Se é zero ou B o tutano dos ossos e a carne vermelha são excelentes. No entanto, em oposição estão o A e o AB cujos feijões de soja, branco, raiado e amendoins são bombas de inteligência.
Tome regularmente magnésio, sílica e vitamina C. Para que os dois primeiros não lhe causem problemas renais, dissolva-os em chá de quebra pedras.
Nunca autorize que a prisão de ventre, falta de transpiração, problemas hepáticos e renais lhe causem transtornos. As enxaquecas são o resultado destas nefastas situações.
A obesidade reduz-lhe muitíssimo as funções cerebrais.
Nunca se esqueça, mente sã em corpo são, já Sócrates o sabia há mais de dois mil anos. Como é bela a memória da humanidade!

6 comentários:

visitantes disse...

Olá Dr. Fernando,
Achei muito interessante seu blog e gostaria de contar o meu caso e quem sabe obter uma ajuda sua.Ando confusa pois procurei 2 neurologistas e não tive um esclarecimento real.
Fiz uma RM, por pura curiosidade e achar que todo mundo devia fazer todos os exames para na verdade prevenir antes de estourar uma bomba em sua cabeça.O medico que me pediu o exame, verificou que existe uma anormalidade no cerebro.Tenho diminuição da mielina.Sempre me queichei de falta de memoria, dificulldade de assimilar as coisas, se vejo um filme, esqueço em 5 m o que vi, qual era o conteudo.Se escrevo algo, tb esqueço rapidamente,lendo livro, nada consigo lembrar e por ai vai... e a chave, a porta, o gas, lembranças do meu passado, coias recentes e que me incomodam muito.Não ter memoria e´horrivel.
Se puder me dizer oq eu acha, ou como faço pra melhorar minha memoria e ajudar a preservar o que ainda tenho, agradeço muito.
Grata
Norma

iraci maria disse...

gostaria de saber seu telefone,como faço?

Anónimo disse...

Barbaridade Tche!
Gostei D+
Continue...
abraço
Flávio Silva
Porto Alegre-RS

Anónimo disse...

Boa tarde Dr. Fernando, sou grande adepta dos seus conselhos e depois de ler um artigo sobre a memória onde fala de um composto espanhol muito bom, fiquei interessada em experimenta-lo. Será possível dar-me o nome??? Fico imensamente grata.
Teresa Gorrão
teresa.gorrao@lisnave.pt

Gabriela disse...

quanto mais leio sobre si e o que ensina, mais gosto.

Em breve irei a uma consulta sua em Lisboa.

Tenho esclerose multipla

fernando disse...

vejo aqui comentários tão antigos que fico na dúvida se o dr ainda estará no ativo ?